sábado, 11 de outubro de 2008

Fama?,Ídolos?...

Mais do que dar chance à jovens talentos de deslancharem suas carreiras,programas de calouros como Popstars,Ídolos e Fama,na verdade são tentativas de sobrevivência da indústria fonográfica.O "Popstars",foi criado em 1999,na nova Zelândia,chegou no Brasil em 2002,foi produzido pelo SBT e pela produtora RGB.Na primeira edição,lançou o grupo Rouge,que foi um dos grupos mais bem sucedidos desse programa,com apenas 5 dias,as vencedoras levaram mais de 12 mil pessoas ao shopping Dom Pedro,em Campinas,além de serem consideradas um fenômeno de vendas pela revista Billboard,a publicação fez uma matéria com o título "Grupo de Meninas Pinta o Brasil de Rouge".O tempo passou,o sucesso diminuiu e o grupo se desfez em 2005.A segunda edição,formou a boy band Br'oz,que teve uma vida muito menor.Formada em 2003,a carreira durou apenas dois anos.No ano de 2001,o empresário das Spice Girls,Simon Fuller,cria o "Ídol",sucesso de audiência,que tem versão americana,o "American Ídol",que lançou Kelly Clarkson.Em solo brasileiro,o SBT exibiu em 2006 e em 2007 o "Ídolos",lançando Lenadro Lopes e Thaeme Marioto,respectivamente.Vocalista da banda Rapazolla,Leandro,não é um astro,e Thaeme...essa muito menos,a cantora que se destacou por ser parecida com a Sandy,não aparece e suas músicas não tocaram nas rádios populares.A Globo,logicamente não ficou de fora e lançou o "Fama",baseado no programa espanhol "Operación Triunfo".Teve quatro edições e quem conseguiu emplacar foi a dupla sertaneja Hugo e Thiago e Marina Elali,tanto os sertanejos,quanto a cantora tiveram músicas em trilhas de novelas da emissora,e se apresentam em outras casas.
Se o que é feito aqui são versões,fica difícil de entender porque aqui,ninguém se tornou de fato um ídolo.Se a Kelly Clarkson,que hoje é uma estrela internacional,já ganhou vários Grammy's,por que os vencedores brasileiros tiveram(ou têm!),carreiras não muito expressivas?Será que elas são mal administradas,ou o tempo ainda vai nos mostrar que não é da noite para o dia,e nem com cartas marcadas que se constrói um verdadeiro Ídolo?....Tirem suas conclusões....
Fontes:www.todocanal.com.br e www.televisao.uol.com.br

Um comentário:

Márcio disse...

Olá Sumaia,

E iq ue vc diz da divulgação de cantores pela internet?
Ela afeta esses programas?