
Coincidentemente nesses 50 anos de TV, Hans Donner passou 25 anos na Alemanha e na Áustria, crescendo e, parte deles, aprimorando um estilo de design que valoriza a terceira dimensão, e os outros 25 anos o levaram para o Brasil que era seu grande sonho que a televisão concretizou, Hans realizou centenas de vinhetas e aberturas de programas, trazendo o telespectador para bem perto da TV.Com seu estilo de design de terceira dimensão, era uma novidade para todos naquela época,esse trabalho tornou o maior emprego de um designer de televisão do mundo.
Em 1974 criou toda a identidade da Globo com a versão em vidro, reunindo a mesma técnica que usou para fazer a capa do “livro grávido”, um trabalho de escola mais importante que idealizou, e que resume toda a essência do seu design.Utilizando
tecnologia de ponta, na época,na finalização dos seus trabalhos em computadores americanos, europeus,, japoneses, que permitiram transformar o seu estilo de design trazido de Viena em 3D.Foi o boom da computação gráfica no Brasil antecipando para o telespectador brasileiro um universo completamente novo no ramo de design gráfico para televisão.Por meio de convites para palestras e exposições dos seus trabalho em várias partes do mundo, tornou- se possível levar também para fora dos Brasil as imagens realizadas e transformar o seu trabalho em referências para as televisões do “primeiro mundo”.
O povo brasileiro para Hans é o telespectador mais vibrante do mundo, pois o recebeu com braços abertos, onde o seu design europeu clean e frio ganhou cores, vibrações e formas desenvolvendo assim uma computação gráfica de primeiro mundo.
Em 1974 criou toda a identidade da Globo com a versão em vidro, reunindo a mesma técnica que usou para fazer a capa do “livro grávido”, um trabalho de escola mais importante que idealizou, e que resume toda a essência do seu design.Utilizando
tecnologia de ponta, na época,na finalização dos seus trabalhos em computadores americanos, europeus,, japoneses, que permitiram transformar o seu estilo de design trazido de Viena em 3D.Foi o boom da computação gráfica no Brasil antecipando para o telespectador brasileiro um universo completamente novo no ramo de design gráfico para televisão.Por meio de convites para palestras e exposições dos seus trabalho em várias partes do mundo, tornou- se possível levar também para fora dos Brasil as imagens realizadas e transformar o seu trabalho em referências para as televisões do “primeiro mundo”.O povo brasileiro para Hans é o telespectador mais vibrante do mundo, pois o recebeu com braços abertos, onde o seu design europeu clean e frio ganhou cores, vibrações e formas desenvolvendo assim uma computação gráfica de primeiro mundo.
Fonte:50 Anos de tv no Brasil
Hans Donner e seu universo.
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